quarta-feira, 7 de julho de 2010

RESENHA DO FILME "O SORRISO DE MONALISA"

O filme aborda a atuação de uma professora recém-chegada a um colégio tradicional que precisou modificar sua didática depois do primeiro dia de aula, quando se deparou com alunas que já tinham conhecimento do conteúdo, tornando sua aula frustrante e sem efeito.A partir disso, a professora começa a trazer novos temas; levou as alunas para conhecer obras de arte diferentes e assim despertar a curiosidade e capacidade de discussão e pesquisa por parte delas. Suas aulas se tornam mais interessante e a professora conseguem resgatar sua autoridade, mas encontra resistência por parte de algumas alunas e dos outros professores da direção da escola, foi considerada subversiva por tentar formar nas alunas, mentes pensadoras já que tudo que devemos aprender ou pensar já estão pré-definido estamos limitados aos livros e apostilas O filme retrata as dificuldades encontradas por todos aqueles que resolvem se opor às regras estabelecidas pela sociedade ou pela associação nacional de educação o (A.N. E) fundada por Rockefeller.J.D, que homonizou a educação quando expressou o desejo dessa elite governamente de criar mentes de trabalhadores e não de pensadores com isso o sistema educacional não esta só forçando as pessoas a aceitar um governo socialista mais também emburricando o individuo ate o ponto que ele será só um bom trabalhador na fabrica ou outros, provavelmente ele saberá muito sobre computadores mais não terá uma educação clássica que o permitira ter noções sobre todas as facetas da cultura e sociedade.O exemplo vivido pela personagem Katharine Watson (Julia Roberts) em O Sorriso de Monalisa, pode ser comparado às dificuldades e preconceitos que todos os que partem para um confronto direto com o conservadorismo encontrarão diante das inovações implantadas nas disciplinas dificuldades para se adequar as novidades ditadas para o professor?

Não podemos expressar opinião própria e temos que vê só o que a elite governamental quer, dois grandes exemplos disso foi à ida do homem a lua e o atentado às torres gêmeas.E o que você acha se em vez de respondermos que somos descendentes do macaco respondêssemos que somos imagem e semelhança de Deus, Gen 1,27. E um paradigma a ser quebrado
Todo que trabalham na área de educação deveria assistir esse filme, cuja historia e vivenciada pela atriz Julia Roberts, e fazer algumas reflexões sobre a capacidade da educadora de conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades surgidas em sala de aula e as impostas pela diretora de pensamento ultrapassado do wellesley college, da dedicação apaixonada pelo seu trabalho, bem como a iniciativa de utilizar os recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos seus alunos. Um outro problema que podemos observar no filme é a importante postura do professor, em qualquer nível, de estar continuamente se auto-avaliando. A primordial atitude profissional de repensar perenemente sua prática pedagógica. Quantos professores conhecemos que, tendo alcançado certa titulação, param no tempo e no espaço? Pensam que já conhecem tudo e nada mais precisam conhecer. Terrível engano! A evolução da ciência é constante, a cada dia temos novas descobertas colocando em cheque velhos paradigmas educacionais. Àquele educador que decide parar, a partir daquele momento está desatualizado e pode trazer graves conseqüências para a formação dos seus alunos e para a sociedade.
Apesar de obter frutos por sua atuação criativa, a professora sofre uma dura avaliação da direção, que por sua vez impõe condições para que ela permaneça no colégio. Não querendo abrir mão do que acreditava, ela decidiu por não ficar, e partiu com a certeza de que pelo menos naquelas alunas havia deixado sua marca, o que contribuiria de forma positiva para o futuro delas.


Betilsa Soares Da Rocha

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